Região Sudeste

A região sudeste é considerada uma das mais ricas e populosas do Brasil. É formada pelos estados de: São Paulo (SP); Rio de Janeiro (RJ); Minas Gerais (MG); Espírito Santo (ES);

A variedade gastronômica surgiu principalmente por causa da chegada de imigrantes, dos colonizadores e também dos povos que já residiam no Brasil.

Especialmente Minas Gerais, em busca de riquezas, ao realizarem grandes viagens precisavam carregar alimentos duráveis tais como feijão e milho, que posteriormente deram origem ao virado paulista, que atualmente, é feito com cebola, alho e toucinho.

Com o declínio da busca pelo ouro em Minas Gerais, o estado passou a investir na produção pecuária, e através do leite, veio a se tornar o maior produtor de queijo e doce do Brasil.

Outras influências vieram através de imigrantes italianos e japoneses, em São Paulo, que trouxeram a pizza, o sushi e o sashimi; árabes e espanhóis, no Rio de Janeiro, com comidas como esfirras, tabules, quibes, kaftas, paella, dentre outras; além de alemães e também italianos, no estado do Espírito Santo, com pratos como polenta, café colonial, chucrutes, dentre outros.

  • Entrada
  • Acompanhamento
  • Prato Principal
  • Sobremesa